domingo, 18 de outubro de 2009

Emanuel von Lauenstein Massarani - texto crítico

A fantasia poética de Sandra Bertini transfere-nos a um imaginário paraíso terrestre

A originalidade da pintura de Sandra Bertini está em suas paisagens encantadas, que lembram antigas fábulas. A sua, não é ingenuidade, nem mesmo ironia, como alguém, inadvertidamente, poderia classificar. Acreditamos que a artista gostaria de viver em outra época e o demonstra através de seu gosto pessoal e de sua psicologia intimista, o que não exclui outro caráter: a timidez.
O encanto sutil de sua pintura é, possivelmente, uma viagem através do tempo, que realizamos ao passado, embora com uma visão de hoje: um mundo rico e puro que a artista vive interiormente e que nós gostaríamos de viver sem nos envergonharmos de nos abandonar ao envolvimento de suas paisagens. O mundo pictórico da artista é luminoso e reflete com fidelidade seus sentimentos.
Suas obras se evidenciam das produções contemporâneas por uma total entrega à espontaneidade, fruto de uma fantasia poética permeada de uma atmosfera feliz e, às vezes, irreal. O seu mundo mais parece a Terra dos Anjos sonhada pelas crianças e pelas noviças. Um mundo que também conhecemos, mas que não enxergamos porque nos faltam seus olhos e sua sensibilidade.
Na obra Fazenda do Interior, doada ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, Sandra Bertini nos antecipa, através de suas serenas e fascinantes paisagens, um pouco do paraíso terrestre que ela cria e cujos encantos ela saboreia a cada pincelada enquanto o constrói pacientemente, sem pressa, para melhor apreciá-lo.
Emanuel von Lauenstein Massarani Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa Do Estado de São Paulo -Acervo Artístico

19/10/2004 14:00:46
Agência: Assembléia Legislativa de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário